Universidade de Aveiro
Projecto foi criado por três alunos da Universidade de Aveiro
Estudantes lançam fórum para universitários
www.portal-universitario.com é um endereço electrónico que deves guardar religiosamente nos teus favoritos porque neste fórum podes encontrar informação sobre tudo o que relaciona com a vida de um estudante universitário, desde apontamentos a festas. O fórum, criado por três estudantes da Universidade de Aveiro, quer afirmar-se como uma passagem obrigatória.
Por Margarida Rolo Matos
«Há uns tempos andava à procura de um fórum que falasse sobre Erasmus, procurei, procurei e só encontrei blogs e um ou outro tópico sobre isso. Estranhamente não encontrei nenhum fórum sobre a vida universitária», explica Fábio Ferreira, aluno de mestrado integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro. Daí até à criação de www.portal-universitario.com foi um passo. Como explica o estudante de 21 anos, um dos três administradores do fórum, «decidi juntamente com uns amigos criar o primeiro fórum inteiramente dedicado aos estudantes universitários e dias depois este projecto nasceu.»
O portal tem como principal objectivo unir os estudantes,em torno de todas as questões relacionadas com a vida universitária. Mas há outras metas a alcançar. Joana Silva, a única mulher no projecto e aluna de Engenharia do Ambiente, apresenta a missão do portal: «queremos que os estudantes estejam informados sobre tudo ou quase tudo o que se passa neste nosso mundo, desde festas a apontamentos.» O conteúdo disponibilizado no portal é bastante diversificado, abrangendo desde questões relacionadas com cursos, até a temáticas da actulaidade e passando pelas secções de oferta e procura de emprego e alojamento. Além disso, «pretendemos ser um espaço para quem pensa ingressar no ensino superior, pois nós podemos esclarecer, informar e apresentar sob o nosso ponto de vista as diversas universidades.»

E depois o portal «é também um sítio de lazer, diversão e convívio entre os diferentes membros», garante. A este própósito, Fábio Ferreira acrescenta: «um dos maiores trunfos deste fórum é ser uma iniciativa arrojada e acima de tudo diferente de tudo o que se podia encontrar até agora». Já Tiago Carrão, também aluno de mestrado integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações e administrador do espaço na internet é peremptório em afirmar: «esperamos que o fórum se estabeleça como um sítio de paragem obrigatória para quem frequenta o ensino superior».

4000 visitas em duas semanas
Há duas semanas online, o fórum www.portal-universitário.com já teve cerca de 4000 visitantes e contabiliza mais de 350 registos. «Sendo nós os 3 da Universidade de Aveiro é naturalmente esta universidade a mais participativa, mas nos últimos dias têm aparecido novos membros de universidades de Norte a Sul do País», explica a equipa de administradores. Para os mais resistentes às tecnologias, tens mais um estímulo para te registares. Estes estudantes criaram dois passatempos, em que os prémios são uma caneta digital. Para isso, só basta que sejas o membro a levar mais amigos para o espaço ou que sejas uma das pessoas que mais participa no fórum de forma construtiva.

Fórum quer organizar eventos
Apesar da tenra idade, o portal quer preparar-se para voos mais altos a médio- longo prazo e a equpa apresenta já algumas ideias. «Gostávamos de ter a possibilidade de organizar eventos para a comunidade não só do portal universitário, mas também para todos os estudantes, tais como visitas pedagógicas ou actividades mais lúdicas, como convívios» , diz Tiago Carrão. Para já o trabalho da equipa deste fórum passa por angariar novos registos, divulgar o fórum, assim como desenvolver novas funcionalidades.
14.04.2008