[ TOP 3 NOTÍCIAS ]

1] University Poker Tour
4326 comentários

2] Letras em flor
3161 comentários

3] Festa TAGUS/MU na LX Factory
634 comentários

© Mundo Universitário
A banda holandesa de influencia cigana toca no dia 23 de Julho em Águeda e dia 24 de Julho em Aveiro
FESTIM
Partilhar a World-Music
Sendo o tema do festival a cultura da World-Music, à imagem de festivais como o de Sines ou o de Loulé, ao evento que acontece em Águeda desde 2004 juntam-se este ano mais 6 municípios e com este conceito a organização consegue levar as bandas a tocar a mais públicos da região. Águeda, Estarreja, Ovar, Oliveira do Bairro, Albergaria-a-Velha e Aveiro recebem o festival intermunicipal de músicas do Mundo “Festim”.
Por José Frazão Reis | info@mundouniversitario.pt
OS ARTISTAS

Kepa Junkera
Natural de Bilbau, Espanha, Kepa Junkera é por excelência o embaixador da concertina basca e volta a Portugal para do instrumento, Txalaparta, feito de toros de madeira e tocado a quatro mãos, tocar os sons de influencia de worl-music adaptados à música do País Basco. O músico actua em Águeda na quinta-feira 9 de Julho.

Le Vent du Nord
O Canadá francófono, é das regiões do Mundo mais rica de música Folk no seu estado mais puro, com influências dos primordiais sons celtas irlandeses, Le Vent du Nord, não fogem a esse estereótipo. Exímios intérpretes dessa herança europeia a banda desfila sexta-feira 26 de Junho em Ovar e sábado 27 no Sever do Vouga.

Musafir – Gypsies
O psicadelismo acústico da cultura Hindu e a cultura tradicional da índia nos admiráveis movimentos de dança interpretados por belas dançarinas ou a vida no fio da navalha dos encantadores de serpentes e o arrepiante mundo dos faquires sobem em conjunto ao palco através desta banda oriunda do deserto indiano do Rajastão. Os concertos decorrem em Estarreja no dia 3 de Julho e no dia 4 em Sever do Vouga.

António Rivas & sus Vallenatos
A concertina colombiana também marca presença no Festim através de António Rivas & sus Vallenatos. Muito ritmo latino a puxar a uma dança de fim de noite.

Manecas Costa
Da ex-colónia portuguesa, Guiné-Bissau, vem uma das mais calorosas vozes africanas da actualidade, Manecas Costa é um exímio guitarrista e compositor da música crioula e o grande embaixador dos sons guineenses. Iremos escuta-lo na quarta-feira 15 de Julho em Oliveira do Bairro, na quinta-feira 16 em Águeda, na sexta-feira dia 17 em Ovar e por ultimo no sábado dia 18 em Albergaria-a-Velha.

Hermeto Pascoal & Aline Morena
O engenheiro do som volta ao nosso país acompanhado de Aline Morena, a música experimental de Hermeto Pascoal aliada aos instrumentos que criou ao longo da sua vasta carreira já soaram pelos quatro cantos do Mundo e preparam-se para aquecer e deslumbrar as noites de Ovar na noite de 19 de Junho, e finalmente a de Sever do Vouga na noite de sábado dia 20 de Junho.

Amesterdam Klezmer Band
Por último, chega a tradição da música cigana dos Balcãs com a banda holandesa de origem judaica Amesterdam Klezmer Band. A banda é conhecida por em palco descarregar uma contagiante energia fazendo dos seus espectáculos uma festa imperdível. Sendo uma das bandas da World-Music mais dançantes e electrizantes, são naturalmente os cabeças de cartaz do Festim. A dança chega a Águeda a 23 de Julho e a Aveiro no dia seguinte.

PROGRAMAÇÃO POR MUNICIPIOS

ÁGUEDA

Kepa Junkera
Qui 9 Jul | LPM
Manecas Costa
Qui 16 Jul | LPM
Amsterdam Klezmer Band
Qui 23 Jul | LPM

SEVER DO VOUGA

Antonio Rivas
Hermeto Pascoal
Sáb 20 Jun | CAE
Le Vent du Nord
Sáb 27 Jun | PQU
Musafir
Sáb 4 Jul | PQU

ESTARREJA

Hermeto Pascoal
Qui 18 Jun | CTE
Musafir
Sex 3 Jul | CTE

OVAR

Hermeto Pascoal
Sex 19 Jun | CAO
Le Vent du Nord
Sex 26 Jun | CAO
Manecas Costa
Sex 17 Jul | LDT

OLIVEIRA DO BAIRRO

Manecas Costa
Qua 15 Jul | INO

ALBERGARIA-A-VELHA
Manecas Costa
Sáb 18 Jul | ALM

AVEIRO
Amsterdam Klezmer Band
Sex 24 Jul | ROS
19.06.2009
COMENTAR
ENVIAR AMIGO
IMPRIMIR

Neste momento não há passatempos a decorrer.