© Mundo Universitário
Ramin Jahanbegloo, pensador iraniano exilado no Canadá e recém-distinguido com o Prémio da Paz da Associação das Nações Unidas
CONFERÊNCIA
Grandes filósofos no Instituto Piaget em Viseu
As 5ªas Conferências Internacionais de Filosofia e Epistemologia trazem a Portugal, entre os dias 23 e 25 de Novembro, Campus Universitário do Instituto Piaget em Viseu, outros grandes nomes da filosofia e da ciência contemporâneas como Henri Atlan, Edmund T. Rolls e Ramin Jahanbegloo, pensador iraniano exilado no Canadá e recém-distinguido com o Prémio da Paz da Associação das Nações Unidas.
Por Andreia Arenga | info@mundouniversitario.pt
O evento reúne também em Viseu dos mais importantes autores nacionais e internacionais em torno das questões em debate sobre a Condição Humana. Edmund T. Rolls, o neurocientista das emoções humanas, será o responsável pelo encerramento do 2º dia das Conferências de Filosofia do Instituto Piaget, que decorrem até quarta-feira, amanhã, dia 25, em Viseu.
Este professor do Centro de Neurociências Computacionais de Oxford virá debater a importância das emoções no processo de tomada de decisão. Questões como a influência das emoções sobre a razão e porque é que os estados emocionais se manifestam de uma forma física são alguns dos pontos em foco na palestra deste especialista. O biólogo Henri Atlan fala sobre as mais recentes revoluções nesta área da ciência que têm colocado em discussão as questões da razão, da emoção e os problemas bioéticos da manipulação dos processos que controlam as nossas acções.

O dia é também marcado pela intervenção de Ramin Jahanbegloo, pensador iraniano exilado no Canadá e recém-distinguido com o Prémio da Paz da Associação das Nações Unidas. Ramin Jahanbegloo, cujo trabalho tem procurado criar pontes entre a cultura islâmica e o ocidente irá apresentar novas perspectivas para “Pensar a cultura depois de Auschwitz”.

As Conferências de Filosofia e Epistemologia do Instituto Piaget procuram contribuir para a abertura de novas perspectivas de reflexão e investigação interdisciplinar e nos campos específicos da neurologia, da filosofia e dos estudos literários e culturais», disse Pedro Cabrera, responsável pelo evento.
02.11.2009
COMENTAR
ENVIAR AMIGO
IMPRIMIR

Neste momento não há passatempos a decorrer.