LANÇAMENTOS
Mando Diao com novo disco a meio gaz
A banda sueca Mando Diao lança o quinto registo de originais 'Give Me Fire'. Mas não é o único disco que damos a conhecer nesta quinzena. A música portuguesa traz também novos sons. Falamos dos Laia, uma nova dupla Rock em que o experimentalismo está bem presente nas canções. E ainda outra estreia portuguesa entre o Tango, o Flamenco e o Fado. Chamam-se 3 Marias.
Por José Frazão Reis | info@mundouniversitario.pt
MANDO DIAO – GIVE ME FIRE!
Ao quinto registo, a banda sueca chama até si um Rock com uma atitude mais de dança, mas ainda assim a banda não consegue contemplar de perto o trabalho de bandas como os Franz Ferdinand ou dos seus conterrâneos The Hives.
O single “Dance With Somnebody” é atropelado por uma vocalização sufocante onde Gustaf Norén acaba mesmo por destruir um tema, que poderia ser interessante. Fica no entanto a ideia de que se metade do disco fosse submerso, os Mano Diao poderiam tirar de “Give Me Fire!”, um EP razoável.

LAIA – VIVA JESUS E MAIS ALGUEM
Um magnetismo experimental e bem projectado, marca este azulejo em jeito de aleluias rockeiras. A dupla Hélder Almada e Milton Castro profetizam os versículos de os Laia, num excelente disco Rock sem grandes pretensões de virtuosismo Pop. Quase todo ele instrumental, “Viva Jesus e Mais Alguém” marca uma lembrança do mundo do “Beaster” dos Sugar com alguns riffs de guitarra a lembrar a membrana sonora dos Sonic Youth, e a dos velhinhos portugueses, Santa Maria Gasolina Em Teu Ventre.

AS 3 MARIAS – QUASE A PRIMEIRA VEZ
Se fecharmos os olhos para imaginar um casamento orgânico entre o Tango, o Flamenco e o Fado, acabamos por entrar no mundo de As 3 Marias. No seu primeiro ensaio, “Quase a Primeira Vez”, a banda dá primazia ao formato de tango canção, o qual por vezes é bem suportado por Boleros a marinar numa voz que se balança entre o Fado e as Sevilhanas. O LP de estreia, oscila entre alguns momentos de inspiração, e outros de profunda melancolia dispensável, o LP sai para a rua no dia nove de Novembro.
11.11.2009