TEXTOS RELACIONADOS
MUsicbox DJ Contest
Serás tu o melhor DJ do mundo?
Se nunca te colocaste esta questão, está na hora de o fazeres. O Mundo Universitário, o MusicBox e a Match Your Sound têm um desafio à tua altura, que além de celebrar o teu gosto pela música te dá a oportunidade de seres o DJ residente do clube durante um ano. As inscrições para o MUsicbox DJ Contest já estão abertas. Só tens de enviar uma mixtape e participar nas eliminatórias semanais. A grande final disputa-se a 12 de Maio. E já se sente o ‘vibe’ do teu público… Ouves?
Por Laura Alves | directora | lalves@mundouniversitario.pt
Se os teus amigos já contam com a tua perícia e gosto musical para animar as festas de anos e jantares de curso, que tal pores esse talento a render? O MU DJ Contest procura aspirantes a DJ com mais de 18 anos, que sonhem sair do anonimato e que não se importem de conquistar um lugar na equipa de DJs residentes do Musicbox. Ohhh, que chatice, não é?

Terás tu o que é preciso?
De acordo com Alex Cortez, programador do Musicbox, esta é uma excelente oportunidade para todos aqueles que desejam ser DJ profissionais terem um um empurrãozinho na carreira. «Este concurso irá servir para tentar captar aquelas pessoas que, provavelmente, não iriam ter tantas possibilidades de chegar à cabina de som do Musicbox. Esta é uma forma que encontrámos de dar uma oportunidade a quem está à procura dela.»
Quem tem o ‘bichinho’ da música pode, assim, provar o seu valor enquanto DJ e, se vencer o concurso, contar no seu currículo com a reputação que o Musicbox já construiu no panorama da animação nocturna. Isto porque o vencedor irá ficar como DJ residente do clube durante um ano, uma enorme mais-valia profissional.
«Procuramos um DJ que revele um certo estilo, o estilo do público do Musicbox. Além do sentido estético e do conhecimento da actualidade e das novas tendências da música, é necessária uma certa competência do ponto de vista técnico», observa Alex. E o que faz um bom DJ é, na maior parte das vezes, a capacidade de perceber a atitude do público. «Tem de haver uma forte cumplicidade. Um bom DJ só se pode considerar digno desse nome se souber entender o público. Tem a ver com a escolha certa no momento certo, a forma como agarra o público e o mantém a dançar, se consegue que este reaja e responda.»

Inscreve-te já
Está, portanto, na hora de mostrares ao mundo como és bom (ou boa, que as meninas também podem concorrer, claro está) a sacar dos teus CD ou vinis e capaz de fazer um alinhamento bem catita. As inscrições decorrem entre 15 e 30 de Março, através do envio de um e-mail para programacao@musicboxlisboa.com, no qual terás obrigatoriamente de incluir a seguinte informação: nome, data de nascimento, localidade, telefone e contactos. Deves ainda juntar uma mixtape em formato mp3 com uma duração entre 25 e 30 minutos, um pequeno texto descritivo das tuas influências musicais e, claro, uma foto da tua carinha laroca, para te reconhecermos quando fores disputar o lugar de DJ.
Após a recepção das inscrições o júri irá seleccionar 12 candidatos, que terão de prestar provas ao vivo no Musicbox, nas eliminatórias que decorrem nos dias 6, 13, 20 e 27 de Abril (sempre uma quarta-feira). Em cada sessão participam três concorrentes, que terão de dar tudo por tudo em dois sets de 15 minutos cada, podendo usar diversos tipos de suporte (CD, vinil, iPod, software de djing, etc, desde que a música neles contida seja legal...)
O vencedor de cada sessão, escolhido por um júri composto por representantes do Musicbox, Mundo Universitário e Match Your Sound, passará para a fase final, que se disputa a 12 de Maio, com os quatro vencedores das quatro sessões. Mas como o voto do público também importa, o candidato mais votado pelos espectadores em cada noite fará as honras da casa e será responsável pelo DJ set até à hora de fecho, com direito a remuneração no valor de 50 euros.

Prémios suculentos
Na sessão final, os quatro finalistas deverão apresentar cada um um set de 15 minutos. Os dois mais votados farão um set de 20 minutos que decidirá o grande vencedor – que no dia seguinte terá oportunidade de actuar durante uma hora durante a festa PANIC! no Musicbox. E depois, claro, ficará como DJ residente do Musicbox durante um ano. Bem bom, hã?
O público também terá direito a um prémio especial. Em cada sessão (à excepção da final) serão distribuídas fichas de inscrição em que os participantes terão que criar uma frase com os elementos: Mundo Univesitário e Segurança Máxima. Objectivo? Ganhar uma carta de condução! Queres melhor que isto?
14.03.2011